Os governos regionais da América Latina e do Caribe, incluindo os do México, estão convidados a participarem do programa IUC da União Europeia (UE) de intercâmbio entre regiões, o qual as permitirá cooperarem com contrapartes na União Europeia para promover a inovação, a competitividade e novas oportunidades para seus cidadãos.
A Cooperação entre regiões é composta pelo seguinte objetivo e características:
o Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru
o 20 parcerias entre regiões UE-AL (2017-2019)
o ~ 15 projetos-piloto, contribuem para 150 novos contatos comerciais, ampliam a visibilidade da UE sobre a política RIS3 e sua adaptabilidade para a AL
No âmbito do Objetivo acima, serão realizadas diversas chamadas competitivas na Europa. Cada chamada visa identificar regiões da UE que desejam aproveitar novas oportunidades de negócios e inovação, colaborando em uma ação de parceria com regiões selecionadas da AL. No geral, vinte regiões da AL serão selecionadas. Uma vez que estas forem selecionados, uma chamada específica personalizada para cada região da AL será lançada na Europa via www.eurada.org/index.php/projects/iuc-la/
Em última análise, as regiões da UE selecionadas para construir parcerias com regiões específicas da AL podem esperar avançar o desenho ou a implementação de uma Estratégia de Inovação Regional baseada em Especializações Inteligentes (RIS3) e desenvolver um projeto piloto ou acordo de cooperação que conduza a novas oportunidades comerciais conjuntas.
Em geral, o projeto IUC-LAC apoia a realização de objetivos políticos da UE em domínios como mudanças climáticas e a dimensão externa da estratégia de crescimento da UE "Europa 2020". Este último deve ser alcançado através da cooperação entre regiões UE-AL em matéria de inovação para o desenvolvimento local e regional.
Neste contexto, o convite à manifestação de interesse entre as regiões da UE será lançado em diferentes chamadas que serão previamente anunciadas para todas as regiões da UE via http://www.eurada.org/index.php/projects/iuc-la/.
A primeira chamada para três regiões da AL foi lançada na primeira metade de outubro de 2017. Outras duas regiões da AL foram divulgadas na Europa até o final de dezembro de 2017. Já em 2018, uma chamada foi lançada em fevereiro e outra em março. No curso 2018 outras sete regiões da AL serão anunciadas. A UE procura selecionar o mesmo número de regiões europeias para combinar e realizar parcerias com as regiões selecionadas da AL.
A Comissão Europeia realizará a avaliação das regiões da UE com interesse em colaborar e construir parcerias com cada região selecionada da AL. A avaliação será baseada nos seguintes critérios:
Os Critérios para a Seleção na América Latina são esses.
As regiões da UE podem demonstrar interesse em desenvolver parcerias com mais de uma região da AL. Para isso, é necessário atender à chamada específica de cada região de interesse da AL.
Três parcerias iniciaram em 2017:
CIOESTE (sub-região no Brasil) e Bielsko-Biała (sub-região na Polônia)
Chihuahua (região do México) e Cantábria (região da Espanha)
Bogotá + Cudinamarca (região da Colômbia) e Lazio (região da Itália)
Quatro parcerias iniciaram no começo de 2018:
Córdoba (região na Argentina) e Friuli Venezia Giulia (região na Itália)
Paraná (região do Brasil) e Valência (região da Espanha)
RAPE (região da Colômbia) e Ideon-Skane (região da Suécia)
Área Metropolitana do Vale do Aburrá (região da Colômbia) e Nord-Est Rumani (região da Romênia)
Uma chamada competitiva entre regiões Europeias está em curso para:
Entre maio e julho de 2018 outras sete regiões europeias serão escolhidas para:
Para mais informações, por favor entre em contato: info@iuc-la.eu