O que é o IUC?

Sendo as áreas onde a maioria das pessoas vive e trabalha, as cidades estão sendo cada vez mais reconhecidas como as arenas nas quais as soluções aos maiores desafios sociais e ambientais devem ser implementadas.

As cidades são os centros primários de atividade econômica e cultural no mundo, um fato que está causando o aumento da taxa de urbanização a níveis rápidos. Essa mudança demográfica acelerada tem colocado muitas cidades sob significante pressão, com governos locais frequentemente tendo dificuldades de suprir a maior demanda por serviços de energia, água, saúde, educação e transporte.

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), de três anos de duração, almeja habilitar cidades em diferentes regiões do globo a se conectarem e a compartilharem soluções para problemas em comum. Ele faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.

Através do engajamento com o IUC, as cidades terão a oportunidade de compartilhar e trocar conhecimento com suas contrapartes internacionais, construindo um futuro mais verde e próspero.

O IUC é uma oportunidade para as cidades aprenderem umas com as outras, estabelecerem metas ambiciosas, formarem parcerias duradouras, testarem novas soluções e promoverem seu perfil internacional.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) darão suporte ao atingimento de objetivos políticos tanto a nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

O programa IUC colaborará com importantes parceiros e instituições financeiras internacionais para conectar os tomadores de decisões das cidades com financiadores potenciais. Negócios de países da União Europeia serão um importante parceiro para as atividades dos componentes de cooperação de desenvolvimento urbano sustentável e inovação para o desenvolvimento local e regional. Os países-alvo incluem China, Índia, Japão, Canadá, México, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Para a iniciativa do Pacto de Prefeitos, Coreia do Sul, Vietnã, Indonésia, Malásia, Singapura e todos os países da região da América Latina e Caribe (LAC) estão incluídos no programa.

Mais informações sobre cada um dos componentes que integram o IUC estão disponíveis abaixo:

I. Cooperação entre cidades em desenvolvimento urbano sustentável

Com base no sucesso do projeto “World Cities” e na abordagem da rede “URBACT”, cidades da União Europeia serão emparelhadas com cidades de outras regiões do mundo que enfrentam desafios de desenvolvimento sustentável. As cidades escolhidas receberão apoio para planejar, implementar e gerir práticas urbanas sustentáveis através do desenvolvimento de planos de ação locais, o que esboçará atividades e projetos pilotos para alcançar resultados e abrir oportunidades de mercado. Uma plataforma de troca de conhecimento será estabelecida com recursos e melhores práticas sobre superação de barreiras específicas de desenvolvimento urbano.

II. Ação subnacional sob a iniciativa do Pacto Global de Prefeitos

Cidades e outras localidades subnacionais serão encorajadas a juntar-se ao Pacto de Prefeitos, o qual faz parte de uma iniciativa global para enfrentar as mudanças climáticas. O Pacto de Prefeitos congrega milhares de governos locais voluntariamente comprometidos em implementar ambiciosos objetivos pelo clima e pela energia em seus territórios. É uma poderosa resposta das cidades para abordar a mudança climática. Baseando-se no compromisso de mais de 7.000 cidades, é a maior aliança global compromissada com a liderança climática local.

III. Cooperação inter-regional em inovação pelo desenvolvimento local e regional

O apoio focará em formas de melhorar a inovação e a cooperação regional dentro de e entre duas regiões: a União Europeia e a América Latina e Caribe. O programa estimulará o desenvolvimento e o fortalecimento de estratégias regionais envolvendo pequenas e médias empresas (PMEs) e promoverá cadeias de valor internacionais. Experiência, boas práticas e lições aprendidas serão coletadas e compartilhadas, promovendo a gestão e o desenvolvimento do conhecimento.

Para receber as últimas notícias, siga o IUC-LAC no Twitter.