Cooperação entre regiões em inovação pelo desenvolvimento local e regional

Os governos regionais da América Latina e do Caribe, incluindo os do México, estão convidados a participarem do programa IUC da União Europeia (UE) de intercâmbio entre regiões, o qual as permitirá cooperarem com contrapartes na UE para promover a inovação, a competitividade e novas oportunidades para seus cidadãos.

A inovação é um fator-chave na criação de economias competitivas na era da globalização. A experiência da UE mostra que, trabalhando em estreita parceria, autoridades a nível regional, o setor privado e a comunidade acadêmica podem desempenhar um papel central no processo de inovação e na redução da dependência de setores em declínio. A dimensão internacional é importante. A economia globalizada e o crescente papel das redes de inovação globais pedem políticas de inovação que vão além das fronteiras regionais e nacionais. O programa pretende ajudar os atores-chave a gerarem parcerias globais pelo desenvolvimento de negócios e do conhecimento e a posicionarem suas regiões em cadeias de valor globais.

No âmbito do programa, as regiões participantes serão encorajadas e apoiadas a analisarem suas forças e fraquezas competitivas, permitindo a identificação de novas oportunidades em setores emergentes ou tradicionais. O programa buscará estimular ações em diferentes dimensões do processo de inovação:

1. Tecnológica: Fomentando inovação e oportunidade de valor agregado tanto nos produtos quanto nos processos dentro das regiões envolvidas, promovendo oportunidades de negócios e pesquisas.

2. Organizacional: Desenvolvendo as estruturas para apoiar Sistemas de Inovação Regionais envolvendo uma estreita parceira com atores-chave nacionais e regionais relacionados à questão para desenvolver a cadeia de valor nas regiões participantes, desde a produção à distribuição, procurando oportunidades de crescimento por meio da cooperação.

3. Regional: Desenvolvendo capacidades nas regiões participantes pela ação descentralizada em cooperação com autoridades nacionais ligadas ao tema.
As regiões que fizerem parte do programa serão apoiadas na geração de uma Estratégia de Inovação Regional identificando áreas prioritárias de inovação. Espera-se que os participantes possam engajar os diferentes atores de inovação (especialmente os do setor privado) em uma abordagem de múltiplos stakeholders na concepção e implementação da estratégia e de suas prioridades acordadas.

Por meio da participação no programa de trocas entre regiões, os governos regionais deverão ser habilitados a desenvolverem novas capacidades para ação a nível descentralizado para estimularem o crescimento regional e o desenvolvimento de negócios e melhorarem a qualidade de vida.
Para saber mais, entre em contato com info@iuc-la.eu