Começando uma cooperação entre cidades

Cidades que desejam trocar experiências com uma cidade que encara problemas relacionados em outra região do globo são encorajadas a se inscreverem para o programa IUC de cooperação entre cidades em desenvolvimento urbano sustentável. Por meio do programa, líderes locais e especialistas técnicos municipais estarão aptos a se conectarem e a conhecerem novas perspectivas em questões urgentes de desenvolvimento sustentável.

Representantes de cada cidade farão parte de viagens de estudo, intercâmbio de pessoal, treinamentos e seminários, e projetarão um plano de ação para dirigir o desenvolvimento urbano sustentável.

Ao juntar-se à cooperação entre cidades do IUC, sua cidade vai:

  • APRENDER: Ter acesso a novas formas de abordar desafios e beneficiar-se de um leque mais amplo de boas práticas.
  • COMPARTILHAR: Ajudar outras cidades a resolver questões pelo compartilhamento de sua própria experiência e conhecimento transmitido.
  • TROCAR: Abrir sua cidade ao diálogo e às parcerias com novas contrapartes globais e relevantes interessados (públicos e privados).
  • MOSTRAR: Exibir suas melhores práticas e conquistas internacionalmente.
  • IMPLEMENTAR: Trabalhar com novos parceiros para tornar sua visão de desenvolvimento urbano sustentável uma realidade.

A que as cidades se comprometem?

As cidades selecionadas se comprometem a cooperar intensivamente com suas cidades parceiras por, pelo menos, 18 meses e a compartilhar atualizações sobre seu progresso. As cidades também concordam em desenvolver um Plano de Ação Local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimento identificada. Depois desse período, as cidades se comprometem a reportar sobre seu progresso e sobre as ações concretas a serem executadas no futuro. Cada cidade assinará um Acordo de Parceria para isso.

Os Planos de Ação Locais seguirão uma metodologia comum, alinhada à experiência do programa URBACT, financiado pela União Europeia, a qual deve ser desenvolvida através de um processo inclusivo a múltiplos interessados. Os Planos de Ação Locais devem incluir atividades e projetos pilotos economicamente viáveis que possam ser realizadas no curto prazo e que encorajem o envolvimento de pesquisa, negócios e comunidade local.

As cidades participantes se tornarão parte de uma grande comunidade de contrapartes e interessados em desenvolvimento urbano sustentável.

Para assegurar uma troca e um desenvolvimento bem-sucedidos de medidas e ações, as cidades precisam dedicar uma quantidade adequada de tempo e de recursos para implementar o trabalho. Esses recursos devem ser suficientes para a ambição dos planos desejados.

Medidas e ações a serem implementadas contribuirão para o alcance dos objetivos da Agenda 2030 da ONU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Nova Agenda Urbana, o quadro Sendai e o Acordo de Paris, melhorando a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Para mais informações, por favor contate: info@iuc-la.eu